Papo furado, frases motivacionais e zonas de conforto

Todos os dias navegamos nas redes sociais. Desde o primórdio, até hoje em dia.. como diz a música. Desde o Orkut até o Google+, passando por LinkedIn, Facebook, Pinterest, entre outras. Algo tão comum quanto as reclamações são as frases motivacionais.Todos queremos um mundo perfeito, onde tudo corra naturalmente, sem stress e funcione perfeitamente. Um lugar onde não existam pessoas difíceis nem problemas se acumulando. Estas frases motivacionais refletem isso. Porém, creio que você já deve ter perguntado a si mesmo: “Será que além de falar, as pessoas tomam alguma ação?”. Eu, pessoalmente, conheço poucas pessoas que sim, tomam uma ação. E você?

Zonas de conforto são locais complicados de sair. Uma vez dentro de uma zona de conforto, o perigo é muito grande. Para chefes, a zona de conforto pode ser aquele poder que lhe dá o direito de “mandar” nos outros. Para colaboradores comuns, a zona de conforto pode ser um local já conhecido, onde os processos e atividades não tragam surpresa. Ou também a exclusividade de concentrar o conhecimento todo em si mesmo, e, a partir daí, também sofrer, como alguns chefes, da síndrome do pequeno poder. Todos já vimos casos assim. Agora diga: Quantas pessoas você conhece que são assim? Mais ainda: Você se identifica com isso?

Normalmente as zonas de conforto são “confortáveis” por algum tempo apenas. Depois elas se tornam incômodas e, posteriormente, viram um inferno. A partir daí, começam as frases de efeito do tipo :”Lider motiva, não impõe..”, ou (deixe eu consultar a timeline do LinkedIn aqui para pegar um exemplo fresquinho): “O que o ano novo pode trazer? 365 oportunidades..”. São tantas que a gente se perde.

Se você se encaixa de alguma forma em uma zona de conforto, tristeza com o trabalho, inferno astral, etc, pode ser que você precise se mexer. Todos precisamos. Máquinas que ficam paradas acabam estragando. Fomos feitos para progredir e isso depende apenas e unicamente de nós mesmos.

Se quisermos ser o “líder que lidera e não impõe”, ou “aproveitar as 365 oportunidades”, nada melhor que o exemplo.

Vamos deixar as nossas timelines para conversas de rede social e networking. 🙂

Mãos à obra!