Conheça seu gerente. 4 passos para a qualidade de vida no trabalho.

Quero fazer uma pergunta: “Você tem problemas de relacionamento com seu chefe?“. Aposto que alguns dirão que sim, outros que não e alguns dirão que não tem este problema “graças a Deus”. Devido a uma série de fatos que já discutimos em posts anteriores (vejam em www.rodrigopace.com.br), e, principalmente ao efeito HALO, pessoas despreparadas são eleitas chefes e, por conta da falta de aptidão na gestão de pessoas, terminam por não gerenciarem pessoas da forma correta.Como dissemos em nosso artigo “Gestor bom é gestor treinado. Motive sua equipe do jeito certo.“, trabalhar gerindo pessoas é algo que demanda treinamento. Existem boas técnicas e boas práticas que todo gestor deveria seguir, porém, isso nem sempre acontece. Assim, algumas vezes, você se vê preso em um departamento, junto de um gestor em desenvolvimento (pra não falar outra coisa) e sem ter muito para onde ir.

A saída para o seu caso é: aprenda a gestionar o seu gestor. Procure entendê-lo de uma forma diferente para que sua convivência seja a melhor possível. E isso é possível. Seja flexível e tente. Faça a sua parte pela melhoria no ambiente de trabalho. Isso trará um benefício tão grande para o seu trabalho que você poderá até mudar de ideia em relação ao seu gestor.

Apenas reforçando: eu tenho a sorte de ter um gestor bom e sei que muitos também a tem. Todos temos defeitos, inclusive nós mesmos. Não aponte o dedo na cara de ninguém. Reconheça que todos precisamos melhorar em algo e que podemos fazer isso juntos.

Vamos às dicas.

1 – Saiba os ‘porquês’ das coisas

O que motiva seu gestor? O que o deixa enfurecido? Quais são as expectativas que ele cria? Porque ele tomou determinada iniciativa?Consegue perceber? São diversas questões que necessitam respostas. Entenda seu gestor tentando se colocar no lugar dele. É algo meio complexo de se fazer pois precisamos de uma dose de imparcialidade. Porém, é possível.

Assim que você conseguir identificar o que move seu gestor, você terá encontrado um ótimo canal de comunicação com ele. Use-o.

2 – Trabalhe pelo sucesso de ambos

Nada mais justo. Se você sobe, ele sobe. Por mais difícil que seja, pelo menos tente trabalhar em conjunto. Caso funcione, você poderá descobrir alguma afinidade com seu gestor e, por fim, terminar de uma vez por todas com as más impressões que tenham ficado.

3 – Faça a sua parte bem feita

É comum ver pessoas reclamando de seus chefes, porém, elas não notam que, sim, elas são o problema. Que tal fazer uma reflexão e, se possível aceitar a mea culpa? Seja sincero consigo mesmo e com seu chefe: Você é o problema? 

Se perguntados, 100% das pessoas vão dizer que a culpa é do outro, porém, dentro de suas cabeças a verdade estará clara. Se você tiver uma parcela da culpa, mude. Seja proativo. Lembre-se: Gentileza gera gentileza.

4 – Socialize

Chefe também tem problemas pessoais. Chefe também se cansa. Chefe também acorda mau humorado. Assim como todos nós. Dê-lhe uma folga.As vezes, nada melhor para uma cara feia do que um bom dia feliz. Converse com seu chefe temas fora do trabalho. Mostre para ele que você não está ali apenas para trazer problemas ou temas de trabalho. Isso fará com que ele relaxe e seja aberto um canal de comunicação mais amistoso entre vocês. Isso pode levar até a um desabafo e, se isso acontecer, você terá encontrado o real motivo das situações de trabalho que te incomodam.

Participe.

Caso nenhum destes passos dê certo, recomendo que você leia o artigo “Vai trocar de emprego? 10 questões a se fazer antes de tomar a decisão” e o “9 sinais que indicam que está na hora de pedir demissão“.

Bom trabalho a todos.

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Fontes