Diariamente você vai ao trabalho, da mesma forma. Trânsito, estacionamento, stress. Falta de apoio, pessoas difíceis no ambiente de trabalho, segredinhos que você não fica sabendo. Saúde piorando. Se você identificou alguma proximidade com os itens descritos, é possível que esteja na hora de você demitir seu chefe, ou seja, pedir demissão.A rotina de trabalho, em alguns casos, pode tornar a vida de alguém insuportável. As situações onde estamos inseridos geram reações tanto em nossa vida particular quanto em nossa saúde.Saber balancear tudo é um jogo que possui regras complexas. As vezes, dependendo de como esse jogo está sendo jogado, pode ser a hora de você realmente se afastar e pedir demissão. Porém, algumas pessoas somente conseguirão perceber isso se alguém apontar a situação para elas. Sara Sutton, fundadora da empresa FlexJobs diz que “algumas pessoas são capazes de identificar os sinais que indicam que chegou a hora de deixar o seu trabalho. Apesar disso, estas pessoas não tentam melhorar suas situações e simplesmente permanecem reclamando do que estão passando. Porém, outros, conseguem identificar estes sinais e se movimentar no sentido da melhora.“.
Confira abaixo 9 dicas que podem indicar o estado atual da sua relação com o seu trabalho. “Se você se identificar com alguns dos itens abaixo, é provável que você saia do seu emprego em breve.”, diz Sara. Confira:
- Reputação danificada: As pessoas trabalham duro para construir uma imagem profissional boa. Porém, de acordo com Patricia Siderius, diretora de serviços de recolocação de executivos do grupo BPI, “se devido a faltas sucessivas, a perda de um grande cliente ou mesmo uma incompatibilidade com as políticas da empresa, recuperar uma reputação manchada pode ser difícil.“. Patricia finaliza informando que “Dependendo da situação, pode ser improvável que você recupere sua reputação anterior. Neste caso, uma recolocação pode ser a melhor saída para um novo começo.”.
- A empresa está afundando: A fidelidade dos colaboradores para a empresa é realmente admirável. Porém, se você percebe que a sua companhia está afundando, é melhor se desligar antes de ser seriamente afetado. A busca por opções é uma boa solução neste momento.
- Não existem desafios: A falta de desafios profissionais é um grande indicador de estagnação da carreira profissional. E uma carreira estagnada significa que você precisa ou encontrar novos desafios no seu trabalho ou mesmo procurar uma nova ocupação. A diretora da consultoria The Wortkforce Consultants, Lynda Zugec, diz que “se o seu dia a dia de trabalho de traz uma rotina onde você consegue antecipar os problemas e você já conhece todas as respostas possíveis, então pode ser o momento da mudança.”.
- Você não aprende nada novo: Bem parecido com a inexistência de desafios, a falta de aprendizado no seu cargo atual fará com que sua carreira pare de se desenvolver. O conforto é grande, porém o perigo é maior. Sair dessa zona de conforto é primordial. Mexa-se.
- Muitos segredos: Se muitas reuniões de trabalho ocorrem, ou você não participa e nem fica sabendo das decisões que vem sendo tomadas na sua empresa ou departamento, ligue o sinal de alerta.
- Você está ficando doente: Fator clássico de medida da qualidade do ambiente de trabalho. Se o seu dia a dia te leva a viver tomando remédios contra dores de cabeça, azia, dores musculares ocasionadas pela tensão, procure logo uma recolocação. A sua saúde deve vir sempre em primeiro lugar.
- Sua vida particular vai de mal a pior: Quando você passa a gastar menos tempo com a sua família por causa do trabalho, você deve considerar a mudança, seja ela uma mudança no trabalho ou uma mudança de trabalho. Esse balanço saudável entre vida profissional e pessoal deve ser muito bem equilibrado. Leia mais a respeito em nosso post “6 maneiras de melhorar a relação entre trabalho e qualidade de vida“.
- Suas ideias não são aproveitadas: Já aconteceu com você? No seu trabalho você identifica uma possibilidade ótima de melhoria ou economia de recursos. Você apresenta sua ideia e, após mostrar que realmente vocês terão ganhos, sua ideia é engavetada? Se sim, reconsidere demitir seu chefe e se recolocar, seja na sua empresa ou em uma empresa que te valorize. Não há nada mais desmotivador do que trabalhar em prol de alguém que não valoriza suas capacidades.
- Você arrumou outro emprego: O mercado é sempre aquecido para quem trabalha bem. Porém, trocar de emprego em um ritmo muito acelerado pode arruinar sua reputação. Se você planeja recolocar-se ou mesmo foi procurado por alguma empresa, pense com calma. Reflita e só troque de emprego após uma análise bem fundamentada. Para ajudar nessa análise, leia nosso artigo chamado “Vai trocar de emprego? 10 questões a se fazer antes de tomar a decisão“.
Trocar de emprego não deve ser um mito e nem um monstro. É saudável ficar em uma empresa onde você sente-se bem e onde seu trabalho é valorizado. Caso isso não venha acontecendo, tente identificar quais são os motivos que o levaram a chegar nessa situação. Avalie as chances de adaptação local e, caso você não veja saída, saia sem peso na consciência.
Afinal, somos os maiores responsáveis pelo nosso próprio sucesso, e pelo fracasso também.
Pense nisso. Tome as rédeas da sua carreira. Ponto pra você.
9 sinais que indicam que está na hora de pedir demissão http://t.co/G4Fxw7gEQr
Achei o texto tendencioso, pouco profundo e com teoria da conspiração. Nao é assim que funciona na pratica, reunioes existem e voce nao precisa participar de todas, empresas indo mau nao significam que irão quebrar… achei um pouco raso, fica aqui o feedback.
Oi Carlos! Obrigado pelo feedback. É sempre bom ver reflexões a respeito do que escrevo. Porém o texto foi apenas para dar uma ideia geral de situações e não para servir de regra geral. Além destes nove sinais, existem outros que apenas quem vive o dia a dia da empresa pode reconhecer. Empresas vão bem, você pode ser chamado às reuniões e participar das decisões e mesmo assim pode ser a hora de sair pois os valores fundamentais que a empresa defende são diferentes dos seus. O texto não tem a ideia de encerrar o assunto, mas sim, abri-lo para discussões! 🙂
Belo post ex-mentor!rsrs Adorei o Blog Parab ns pela iniciativa de voc s todos!Estava rmnteeale em d vida sobre este assunto E acredito que uma certifica o n o tem tanto peso quanto a experi ncia. Por m, acho que agrega e MUITO! Vou fazer um curso na SAP e j estou visando a certifica o como um objetivo a ser alcan ado.OK Eu mesma falei anteriormente n o fundamental, mas entre uma pessoa de 5 anos de experi ncia e outra de 5 anos de experi ncia + Certifica o, acredito que a certifica o tem o seu peso. E j ouve situa es que um cliente exige certifica es (N o as certifica es ABAP mas um dia quem sabe, da ent o os certificados v o estar no topo da lista)J conversei sobre certifica o com alguns colegas certificados . Todos me informaram que a coisa bem diferente da realidade de qualquer trabalho normal e que a certifica o ‘pega no p ‘ de coisas m nimas e que n o s o usadas no cotidiano . Por m, apesar de tudo, ainda assim olho com bons olhos quem passou na prova! J que uma certifica o que a maioria julga como dif cil, temos que combinar que quem passou se empenhou bastante.Novamente parab ns pelo trabalho de vcs .