- Quanto você está satisfeito com suas conquistas profissionais em 2014?
- Quais dos seus planos foram concretizados com sucesso?
- Quais dos seus planos não foram concretizados? Porque?
- Você tinha algum plano para sua carreira?
Estamos certos. Todos merecemos uma folga.
Apesar disso, podemos transformar nossas carreiras em algo melhor, mais prazeroso e menos sofrido. Conheço pessoas que possuem chefes ruins. Outros trabalham muito longe de casa. Alguns gostariam de melhorar seus salários ou mesmo o ambiente de trabalho. É comum existir aquela pessoa no trabalho que pega no seu pé. Tudo isso incomoda muita gente, e com razão. Pensar nisso então é tão chato quanto vivenciar as situações acima diariamente.
Neste sentido, deixar que a nossa vida pessoal seja afetada e que nossa vida profissional gire em torno de algo que nos incomoda chega a ser uma auto-sabotagem muito grande. Porque congelamos nossas ações desta forma? Alguns podem dizer que é “porque precisamos do salário no final do mês”. Concordo, mas podemos começar a enxergar as coisas por outro prisma. Quanto mais satisfeitos estivermos, melhor será nosso dia a dia. Dinheiro e felicidade ocorrerão naturalmente como consequência de tudo isso.
Portanto, que 2015 seja o ano da virada. Vamos aproveitar o sentimento de renovação e as boas energias fluindo para orientar nossa carreira para que ela seja o suporte da nossa felicidade. Veja algumas dicas:
- Seja realista: Você levou muito tempo para construir sua carreira. Realizar uma quebra e começar algo do zero pode ser perigoso. Estude muito antes de decidir algo mais radical. Se a sua decisão for de mudar de carreira, prepare-se bem. Reserve dinheiro para a transição e renove suas energias (você vai precisar).
- Identifique seus valores: Aqui mora o segredo. Identificar seus valores pessoais é parte fundamental da construção de uma carreira saudável e feliz. Busque meios de encontrar seus valores. Procure ajuda se for o caso. Coaches profissionais são mestres em simplificar esta busca, desde que você esteja motivado neste sentido. Não há milagres (se te venderam isso, corra).
- Identifique suas potencialidades: Chega de “melhorar seus pontos fracos”. Você deve ser realmente bom no que faz, e não ser mediano no que faz nem tão bem feito assim. Potencialize suas fortalezas e torne-se especialista no que mais gosta de fazer. Desta forma você se tornará referência e, claro, será cada vez mais requisitado.
- Faça um plano: Claro que nada ocorre da noite para o dia. O desenvolvimento de um plano de ação é fundamental neste momento. E mais: manter o compromisso e disciplina com as atividades do plano é essencial. É neste momento onde o auto-boicote ocorre com maior frequência. Pessoas sem auto comprometimento são, por padrão, infelizes no trabalho. Não seja conformista nesta hora.
- Comemore: Coloque motivadores em seu plano de ação. Dê a si mesmo algum prêmio para cada conclusão de atividade chave do seu plano. Isso vai te motivar a sempre seguir em frente. É comum perdermos o foco e a vontade de manter a energia sobre nossos planos de ação quando eles consomem nossas forças e não vemos progresso tão cedo. As comemorações renovam essas energias e nos mantém sempre atentos.
Que tal começar a mudar a sua vida de fato? Você merece. E o melhor: tudo depende apenas de você.
Minha mensagem final, neste ano, é: Obrigado a você por acompanhar este blog. Você é parte fundamental da corrente de transformação das carreiras das pessoas interessadas na boa mudança. Apesar de parecer distante, a participação de cada um movimenta uma cadeia que, no final, acaba beneficiando a todos. Todos somos capazes de mudar nossas carreiras e destinos para muito melhor. Façamos isso, portanto!
Feliz ano novo e que todos tenhamos muito sucesso em 2015!
Curta: fb.com/rodrigopace.com.br | Siga: @RodrigoPaceDH | Visite: rodrigopace.com.br