As vezes, em nosso dia a dia, trabalhamos muito o dia todo. Chegamos ao final da tarde cansados física e mentalmente. Porém, ao olharmos para trás, vemos que nosso dia não rendeu nada. Por outro lado, em outros dias, vemos que caminhamos muito. Como se dá essa diferença? Porque em alguns dias rendemos (ou produzimos) muito, e em outros, quase nada? Simples: Basta notar que nos dias que não produzimos, nos faltou foco, conforme disse Amit. Faltaram também mais coisas que veremos abaixo.
1 – Faltou não abraçar o mundo
2 – Faltou deixar de ir à reunião desnecessária
É impressionante quantas reuniões são marcadas e terminam como começaram: no zero. Você passa por isso? (Deixe seu comentário. Participe!). Aposto que sim. Reuniões devem ser rápidas, focadas e com temas bem definidos (tratamos a este respeito no treinamento “Como Planejar e Apresentar a sua Reuniao“). Se há alguma chance de uma reunião ser desnecessária na sua agenda, tente não ir. Argumente sinceramente que sua agenda está cheia e questione ao organizador se você é realmente necessário. Caso ele venha a gaguejar na resposta, novamente, escale a necessidade ao seu gestor. A chance de você conseguir a autorização para não comparecer à esta reunião é ótima.
3 – Faltou uma lista de tarefas
Sempre que eu me enrolo com algo eu vejo que este algo não está na minha lista de tarefas. Inicialmente eu utilizava um caderno (que me apoia nos momentos offline). Depois, passei a utilizar a funcionalidade de tarefas do Outlook (veja mais em “Create tasks and to-do items“). Foi bom, porém, fora do trabalho, eu tinha problemas pois a lista permanecia no computador do escritório. Hoje sou feliz usuário da funcionalidade de tarefas do Gmail. A lista é essencial para manter a organização. Faça uso dela. Limpar a fila de e-mails pode ser uma boa tarefa pra começar. Que tal?
4 – Faltou se livrar das distrações
5 – Faltou estabelecer tarefas realistas
Se você já faz tudo isso acima e ainda assim não consegue produzir, provavelmente suas tarefas são grandes demais. Pensemos como Jack, o estripador: “Uma parte por vez”. Tente quebrar seus entregáveis em sub-entregáveis. Isso fará você ter uma ideia melhor tanto do que é necessário fazer quanto do tempo necessário para isso. Desta forma você será mais fiel aos prazos estabelecidos e ficará bem na foto junto ao seu chefe.
6 – Faltou preparar o amanhã
A lista de tarefas de amanhã deve começar a nascer ao fim do dia de hoje. Veja o que você conseguiu entregar, o que não conseguiu, estabeleça as prioridades e mãos à obra. Seu dia já está pronto para ser resolvido.
Viram? No final não é tão complicado assim manter-se produzindo satisfatoriamente. Utilizar as dicas acima não vai garantir 100% de rendimento, pois somos todos humanos e o ambiente de trabalho é uma caixinha de surpresas. Mas seu uso vai te dar um norte.
Ao tornar as dicas acima um hábito, você passará a fazer parte do seleto grupo dos funcionários de alto rendimento. Seu dia renderá mais e perguntas como “você não dorme?” começarão a chegar. Nesse momento você verá que, sim, é possível. Yes we can!
Portanto, ferramentas à mão e vamos ao trabalho. Mais do que nunca, foco é a palavra chave neste momento! 🙂