O processo de autoconhecimento não é complexo. Porém ele gera incômodo por, algumas vezes, mexer em questões que demandam ação e a tomada decisões que terão reflexos diretos em nosso presente e futuro.De tanto buscar por meu autoconhecimento, acabei descobrindo que não me conhecia. E isso foi ótimo! A partir da constatação de que, além de gostar muito do que faço (sou profissional de TI), eu poderia ajudar outros profissionais com meus textos e ideias, me abriu novos horizontes. Hoje escrevo minhas ideias no blog www.rodrigopace.com.br e, por meio dele, posso entrar em contato com muitos profissionais com as mais diversas experiências. Da mesma forma que eu os ajudo, eu sou ajudado.Se eu consegui, você, leitor, também consegue.
Vamos lá. No seu processo de autoconhecimento é essencial, no momento correto, saber quais perguntas devem ser feitas para que, a partir de suas respostas, seja possível a construção de sua carreira baseada em pilares realmente válidos e fundamentais para sua vida: valores morais, raciocínio lógico e a busca por resultados coerentes e obtidos de forma honesta.Nos processos de coaching algumas perguntas são feitas para que façam você refletir. Refletir sobre seus valores, seus objetivos profissionais e pessoais. E refletir sobre a relação entre ambos.
Com as respostas obtidas você começará a embasar suas decisões. Caso novos caminhos se abram, eles serão confirmados pelos seus valores pessoais. Caso você já esteja no caminho certo, ele será reforçado pelas suas convicções. E estas respostas além disso tudo, permitem que você possa traçar seu plano de ação visando seu futuro. Um futuro de satisfação com o trabalho e de bem estar com suas atividades.
Se você chegar neste ponto de desenvolvimento, o salário no fim do mês será a consequência e não mais o fim pelo qual você trabalha. É uma sensação muito boa.
As perguntas apresentadas na parte 2 deste artigo refletem as reflexões chave que você deve fazer sobre sua vida profissional. Rapidamente, elas são perguntas para raciocinar sobre:
- ABRINDO SEU CAMINHO PROFISSIONAL: Identificamos os seus valores. O que te leva a caminhar.
- OBSTÁCULOS: Identificamos quais são os obstáculos que se encontram no seu caminho de sucesso profissional.
- ESTÍMULO: O que te estimula a andar será o alvo destas questões.
- EXECUÇÃO: A forma pela qual você coloca seus planos em prática é abordada nesta parte.
- RECURSOS: Para qualquer guerra, precisamos de recursos. Mapearemos quais são os seus.
- DESAFIOS: O desafio nos motiva. O desafio nos faz viver.
- CONFIANÇA: Sem confiança não vamos a lugar algum. Devemos identificar o que te dá confiança.
- FOCO: Foco é a cola para todos os itens acima. Sem ele nos perdemos em ideias vazias.
As questões na parte 2 deste artigo farão com que você passe a enxergar alguns pontos de atenção extremamente importantes. E mais, elas farão com que você reflita e tenha discernimento para passar a tomar suas decisões de uma forma totalmente consciente e embasada.Ao respondê-las, faça isso com honestidade. Seja sincero consigo mesmo. O maior beneficiado pela verdade nas respostas será você, assim como você também será o maior prejudicado em caso de fuga.
Leia a próxima parte deste artigo. Não deixe sua carreira por conta da sorte.
Seja inteligente, valorize-se.
Continue lendo esta série de artigos. Clique aqui.
Ronaldo H. Silva
Alexandre R. Surian, e
Leonardo Cassemiro
Gostei da primeira parte do artigo sobre gerenciar sua carreira. Pretendo ver os demais. Obrigada.
Oi Leiva! Legal você ter gostado. Espero que o texto ajude; 🙂
[…] fazer e aos seus valores principais. Para saber mais como encontrar o seu mapa da mina, leia este artigo. É fácil. Leia e […]
[…] Porém, devemos também olhar para dentro de nós mesmos. Conhecer nossos valores (ou seja, o que valorizamos de verdade), é algo que ilumina nossa vida de uma forma grandiosa. Mudar de carreira passa a ser uma saída e não mais um medo. Já falamos de valores na série de artigos “O mapa da mina do seu sucesso”. Leia aqui. […]