3 passos para criar sua estratégia de publicações no LinkedIn
Tenho alguns amigos que estão em busca de recolocação no mercado e o site LinkedIn é o preferido de todos. As suas situações são as mais diversas. Alguns tem pouco skill técnico, outros, por outro lado, são taxados de ‘overqualified’. Entre eles, uns estão acima dos 40 anos, enquanto outros ainda são ‘juniores’ demais.
Muitos deles não possuem um perfil bacana no LinkedIn. Para ajudá-los (e te ajudar também), desenvolvi o Desafio LinkedIn. Serão 15 dicas em vídeo, simples e rápida que deixarão seu perfil com qualidade profissional. É grátis. Participe clicando aqui.
Este artigo foi feito para as pessoas que querem utilizar o LinkedIn de uma forma melhorada, criando uma estratégia de publicações para atingir mais pessoas com sua presença na rede. Leia este artigo e saiba como.
LinkedIn Brasil: a esperança
Na situação de necessidade e busca pela recolocação, todas as pessoas buscam manter participação ativa nas redes sociais, principalmente no LinkedIn e acabam cometendo o mesmo erro (veja mais no item 2 abaixo).
Todos sabemos que ali no LinkedIn estão as pessoas que poderão nos contratar ou mesmo nos recolocar no mercado de trabalho para continuarmos a desenvolver nossas habilidades. Porém, fica a pergunta: como ser notado? Como nos diferenciarmos em meio a tantas pessoas em busca de algo melhor?
Escrever um perfil bacana no LinkedIn é parte desse trabalho. O Desafio LinkedIn foi desenvolvido para isso. Serão 15 vídeo dicas grátis para que você tenha um perfil top na rede.
Além disso, passamos dicas sobre como montar um excelente currículo nos artigos “8 dicas para montar seu currículo e trabalhar em TI” e “5 dicas essenciais para criar currículos que as pessoas vão realmente ler“. E, por fim, alertamos que todos devemos ser educados e moderados nas nossas opiniões em redes sociais, uma vez que elas podem influenciar a maneira pela qual os empregadores nos avaliarão (veja mais em “Redes Sociais: cuidado com seus posts. Eles podem (e serão) usados contra você na hora da entrevista.” ).
O que é o Linkedin? É um mar de oportunidades.
Ou seja, informação não falta. Porém, muitos ainda cometem um mesmo erro que, mesmo fazendo tudo certinho conforme descrito acima, os colocam no mesmo patamar dos demais candidatos: a manutenção da sua atividade no LinkedIn.
A maioria, senão todos, enquanto empregados, passam apenas por espectadores dos feeds da rede. Ao se verem em posição de recolocação, estas mesmas pessoas passam a enviar dilúvios de posts, frases de efeito, imagens motivacionais, etc. Ou seja… fica claro que estão em busca de novos empregos.
Todos conhecemos o LinkedIn e sabemos do seu potencial para nos ajudar a manter a rede de contatos de trabalho, a ser a nossa vitrine para o mundo corporativo e a nos ajudar a nos recolocar ou encontrar boas oportunidades de crescimento na carreira. Porém nem todos sabemos como utilizar a rede da melhor forma, otimizando o tempo gasto nos posts e aumentando nossa visibilidade como bons profissionais que somos.
Agora… como tirar o melhor proveito desta rede social e de toda a sua capacidade profissional? A resposta vem abaixo. Existem várias dicas que podem te ajudar a aproveitar melhor o LinkedIn.
Dicas para uso no LinkedIn
1 – Saiba quando postar
Evite postagens durante a noite, nos finais de tarde e finais de semana. É impressionante. Venho acompanhando o LinkedIn por um bom tempo e percebi que a vida na comunidade é agitada de segunda a quinta até antes do horário almoço. Às sextas-feiras, o LinkedIn fica às moscas. Finais de semana a rede é praticamente desabitada.
Portanto, mantenha seu foco com inteligência. Se for fazer postagens para um determinado público, comece por conhecer seus hábitos. Veja os momentos da semana em que as pessoas interessantes para você estão ativas no LinkedIn e faça postagens por volta destes horários. Essa é uma forma inteligente de atingir seu alvo sem parecer demasiadamente invasivo (e descarado).
No geral, prefira enviar posts entre as 08:00h da manhã e as 16:00h da tarde. Faça uma auto análise: você leria ou lê algo no LinkedIn fora destes horários? Ou em finais de semana?
2 – Se mantenha vivo na rede
Uma pesquisa encabeçada pelo próprio LinkedIn informou que um total de ao menos 20 posts por mês pode te ajudar a alcançar no mínimo 60% da sua audiência. Portanto, mais postagens farão com que você atinja ainda mais pessoas.
Ainda segundo esta pesquisa, a melhor política é postar entre 3 ou 4 updates por dia. Isso gerará um total de 80 posts por mês. Porém, atenção: O conteúdo deve ser sempre o foco das suas postagens. Piadinhas, fotos e textos insipientes não te trarão benefício algum. Gere conteúdo e não lixo.
Outro ponto: não utilize a rede somente mediante a necessidade. Aposto que você, todos os dias, dá uma checada no Facebook e no Twitter. Manter a saúde da sua rede social profissional é tarefa sua. Mantenha uma rotina de postagens, comentários e curtidas no LinkedIn para, quando for necessário, você possa colher seus frutos. Se mantenha presente aos olhos de possíveis contratantes. Vire referência.
3 – Posts: eles tem o poder
Aumentar a sua rede no LinkedIn pode te garantir um bom futuro profissional. Uma vez que você posta somente coisas inteligentes e com conteúdo, sua rede crescerá naturalmente. Falemos em números: Imagine que você tem mais de 500 conexões no LinkedIn (saiba mais sobre esse número mágico no post Desafio LinkedIn. Como exemplo, imaginemos que você tem 500 conexões.
Segundo a pesquisa feita pelo time do LinkedIn, cada status update que você faz atinge por volta de 20% da sua rede. Ou seja, o conteúdo que você publica atingirá, segundo nosso exemplo, 100 pessoas. Dessas 100, aposto que muitas poderão ser seu futuro empregador ou mesmo poderão ser seus entrevistadores. Consegue ver o potencial de sucesso da sua rede?
Escreva posts de forma inteligente. Isso fará com que mais pessoas te conheçam melhor e passem a considerar suas opiniões. Mantenha a calma durante seus posts pois eles podem influenciar as pessoas que os leem (saiba mais em “Redes Sociais: cuidado com seus posts. Eles podem (e serão) usados contra você na hora da entrevista.“).
Portanto, saiba como fazer seu marketing pessoal na rede. Aproveite a ferramenta disponível e apareça da forma correta. Inundar as redes sociais somente quando você está desempregado ou procurando por recolocação não surtirá o efeito desejado, apesar de funcionar em alguns casos.
A manutenção da saúde do seu perfil traduz, além do seu interesse na sua rede, a sua capacidade de se manter ligado ao que acontece no mercado e a se manter pronto para as novidades. Esse é um fator de grande peso e que pode ser decisório em um processo de seleção pelo qual você venha a passar.
Além disso, estar sempre conectado ao que acontece com os profissionais da sua rede já é parte do seu treinamento para futuras e possíveis entrevistas de emprego (leia mais em “Entrevista de emprego? Siga estes passos, treine e tenha sucesso.“).
Afinal, devemos treinar nossa capacidade de fazer estratégia a todo momento. É uma guerra que deve ser planejada e vencida. Existe um provérbio que diz: “Si vis pacem, para bellum”, ou seja, “Se quer paz, prepare-se para a guerra.”. Prepare-se, então, para a boa batalha.
Inscreva-se agora mesmo no Desafio LinkedIn. É GRÁTIS.
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