Atualmente o LinkedIn é a maior e melhor rede social voltada ao mundo corporativo que existe. Nela é possível aumentar e melhorar seu networking, manter contato com seus amigos e, também, concorrer a uma das ótimas vagas que são diariamente disponibilizadas aos usuários.
Porém, para ser visto, você deve fazer as coisas da forma correta. Para tanto, o William Arruda, colunista do site da Forbes, nos passou 22 dicas para você dar um bom upgrade no seu currículo virtual e ficar na frente da maioria na hora de ser selecionado pelas empresas.
Vamos lá:
- Seja silencioso: Quando você atualiza algum item do seu perfil no LinkedIn, seus contatos recebem uma mensagem informando a respeito da alteração. Então, antes de fazer alguma alteração em massa, vá ao menu “Privacy & Settings”, no item “Privacy Controls” e se certifique que somente você receberá e-mails informativos sobre as mudanças no seu perfil. Depois, se quiser, volte a configuração passada.
- Seja oportunista: Junte-se a grupos que lhe permitirão entrar em contato com pessoas que você deseja falar. Como parte do grupo você tem esse direito e poderá chamá-los para fazer parte da sua rede. Essa é outra forma de estreitar os laços: participando de grupos em comum. Essa é uma forma de não ter que pagar pelo pacote Premium do LinkedIn e ter o mesmo direito de conectar-se a pessoas que estão longe do seu círculo de amizades.
- Seja redundante: Conheça e descreva repetidamente em seu perfil cinco pontos fortes pelos quais você quer ser encontrado. Detalhe estes pontos em várias descrições de experiências. Isso vai ajudar seu público a encontrá-lo.
- Seja esperto: Peça aos seus contatos para endossar (endorsment) principalmente os pontos fortes pelos quais você quer ser reconhecido. Um maior número de endossos nos seus pontos fortes é a certeza de que você é excelente naqueles temas. Se alguém endossar algo fora disso e você quiser apagá-lo, tudo bem, siga em frente.
- Seja certeiro: Somente endosse quem você realmente confia e admira. Quando você recomenda outras pessoas, isso passa a ser parte da sua história. Recomendar uma pessoa ruim faz mal para você mesmo. Então, atenção nesse ponto. Seja cuidadoso e não exagere.
- Seja preguiçoso: Reaproveitar e reutilizar seus posts passados para reforçar conceitos e discutir novamente temas importantes pode ser bom. Isso criará uma relação entre você e suas atividades no LinkedIn.
- Seja prolixo: Não vá na mesma direção de todos que seguem o modelo que o LinkedIn passa para relatarmos nossas experiências. Ao invés de descrever tudo por períodos de tempo, crie descrições para cada cargo que você exerceu, mesmo que isso ocorra em períodos paralelos de tempo.
- Seja gregário: Não limite o total de grupos que você participa. Participe de grupos relacionados à sua área de especialização, a indústria, alunos, paixões, causas sociais, e outros aspectos de sua identidade. Isto vai trazer mais acessos ao seu perfil e te leva a mais pessoas que são importantes para a sua carreira. Selecione grupos com muita atividade.
- Seja amigável: Ignore os conselhos do LinkedIn para aceitar apenas pedidos de ligação de pessoas que você conhece. Eles fazem isso para potencializar a venda dos pacotes Premium de acesso ao LinkedIn. O algoritmo de busca do LinkedIn favorece aqueles que fazem parte da sua rede: isso significa que quando alguém procura o que você tem a oferecer, os resultados são indexados por conexões de nível 1 primeiro, depois nível 2, e assim por diante.
- Seja detalhista: Conheça o limite de caracteres para se fazer a descrição dos campos do seu perfil. Utilize todos, pois isso te dá a chance de repetir palavras chave (essenciais para te encontrarem). Os limites podem ser encontrados nesse link.
- Tenha opinião: Descreva seu ponto de vista nos POV (pontos de vista) ou descrição do currículo se for o caso. Participe de grupos onde você possa discutir temas sobre a sua área de especialização. Isso fará com que sua marca seja mais bem vista na rede.
- Seja seletivo: Não é necessário incluir cada detalhe de cada trabalho que você passou. Omitir postos de trabalho no início da sua carreira pode deixar seu currículo mais visível pois somente as informações importantes constarão nele.
- Seja esperto 2: Se você precisa chegar a alguém mas não consegue, contrate a versão Premium do LinkedIn por apenas um mês. Faça o que tenha que fazer nesse período e cancele a assinatura. Fica mais barato e você tem o mesmo resultado.
- Não seja frio: O LinkedIn é uma rede social. Por isso, seu perfil não é seu currículo. Descreva-se como se estivesse conversando com alguém. Isso traz mais naturalidade ao seu perfil e ajuda as pessoas a entenderem a informação que você quer passar.
- Sua foto: A foto de apresentação do seu perfil no LinkedIn é muito importante. LinkedIn não é lugar para fotos de bicicleta, com bebida na mão, em festas, etc. Uma foto de boa qualidade sua é essencial para que seu perfil se desenvolva bem.
- Seja famoso: Procure ter mais de 500 conexões na sua rede. O número 500 tem um bom impacto psicológico nas pessoas que chegam ao seu perfil.
Apesar de serem muitas, as dicas são simples de serem seguidas. Gaste algum tempo renovando suas informações e adequando seu perfil para a excelência.
16 dicas para turbinar seu perfil no LinkedIn – Rodrigo Pace http://t.co/PUUevZW06e