É meu amigo. 6 segundos é o tempo médio que os recrutadores gastam analisando os currículos. Imagine só: um recrutador tem 200 currículos para analisar. Se ele gastar 3 minutos em cada um, ao final, ele terá gasto 600 minutos, ou, longas 10h de trabalho para apenas 200 candidatos para uma vaga. Multiplique o número de vagas e currículos e você terá um trabalho insano e impossível de ser feito.
Então, você tem apenas 6 segundos para capturar a atenção dos recrutadores de tal modo que eles considerem seu perfil para as vagas disponíveis. Este tempo foi obtido a partir de um estudo muito interessante feito pela “The Ladders” sobre o comportamento dos recrutadores nos momentos em que eles analisam os currículos de diversos candidatos. A pesquisa é tão interessante e extensa que mostra até em quais campos os entrevistadores mais gastam tempo e quais campos do currículo são os mais procurados por todos.
E nós vamos trabalhar de acordo com a maré. Porque não desenvolver um currículo que preencha as expectativas dos entrevistadores? Porque não colocar palavras chave no currículo? E além, porque não colocar estas palavras chave no lugar onde os entrevistadores querem encontrá-las?
- 1/3 relevante: Divida seu currículo em 3 partes horizontais. O entrevistador bate o olho primeiro na parte superior e procura ali as palavras chave que necessita para adequar um candidato à sua vaga. Faça um paralelo: por onde você começa lendo qualquer texto? É a mesma coisa.
- Atenção às palavras chave: Nos 6 segundos que utilizam para ler os currículos dos candidatos não sobra tempo para leituras longas. Os entrevistadores procuram sim por palavras chave. Assim, utilize-as logo no começo de cada seção do seu currículo. Isso vai aumentar suas chances de ser notado.
- Títulos matadores: Vamos sair do lugar comum. Ao invés de utilizar o termo “Experiência”, que tal utilizar “Experiência em Gestão de Projetos” ou “Experiência Comercial” ou ainda “Experiência em Gestão de Pessoas”. Isso facilitará ainda mais a vida do recrutador pois os títulos das seções dos currículos geralmente possuem letras maiores e em negrito. Utilizar estes cabeçalhos com inteligência é uma ótima forma de destacar o que você quer que seja visto.
- Maximize sua marca pessoal: Não importa o quão bom você é em algo. Sua marca pessoal pode ser melhorada pelo histórico das empresas por onde você passou. Imagine, por exemplo, dizer que você tem larga experiência em gestão de projetos ou muita experiência comercial. Além disso, você tem um histórico ótimo. Isso é OK. Porém, ganha muito mais força se, por exemplo, você citar as empresas por onde passou, desde que elas tenham relevância no mercado, como, por exemplo, multinacionais ou empresas líderes do setor. Afinal, no lugar do entrevistador, você ficaria curioso por alguém que tenha trabalhado no Itau, Natura, Vale, Bradesco, Telefonica, etc? Claro que sim.
- Olho vivo: Além de negócios nosso currículo pode falar mais de nós. Esportes, trabalhos sociais, etc podem ajudar a formar uma opinião a respeito de você e seu histórico profissional. Não há problemas em citar isso no currículo. Pense nisso.
6 segundos pode parecer pouco e realmente é pouco. Porém, se soubermos utilizar essa pequena janela de tempo ao nosso favor, nossas chances de sucesso aumentarão exponencialmente.
Enquanto a maioria tenta, nós utilizamos a ciência da pesquisa de comportamento ao nosso favor. É engraçado, mas quanto mais trabalhamos, mais sorte temos. Certo? 🙂
Fonte: Forbes.com
Em um mercado que se torna cada vez mais cotmitepivo em cada dia que passa, percebo que o diferencial ne3o este1 mais apenas em um bom curredculo. c9 preciso estar interagindo com o mundo e as ferramentas se3o infameras! O segredo agora e9 saber utilize1-las de forma que seja beneficiado. Um f3timo post!