Todos sabemos que a primeira impressão é a que fica. Se ela for boa, ganhamos pontos. Se for ruim, claro, perdemos alguns pontos que dificilmente conseguiremos recuperar. Concorda? Aposto que sim.
Quando falamos em conseguir um emprego ou mesmo participar de um processo seletivo concorrido, sair na frente com uma boa impressão pode nos dar o prazer de ser selecionado e, enfim, evoluir em nossas carreira.
Mas como sair na frente? Existem várias respostas para essa pergunta. Aqui, continuando a nossa série de dicas para se destacar no LinkedIn, falaremos sobre como preencher corretamente o campo “Summary” do seu perfil profissional no LinkedIn. Vale lembrar que ele sozinho não será a solução de todos os problemas, porém, ele pode ser a diferença entre ter ou não uma primeira boa impressão por parte dos empregadores.
A respeito do “Summary”, se você acha que apenas colocar as palavras chave do seu histórico profissional no LinkedIn vai te colocar na frente dos candidatos, você está enganado. Recentemente o LinkedIn alterou seu algoritmo de buscas. Assim, preencher (bem preenchido) os 2000 caracteres do seu “Summary” ajudam tanto a dizer melhor quem você é e o que você fez quanto a te posicionar melhor nas buscas efetuadas dentro da rede.
Então vamos lá.
AS DICAS
Dica 1: Nunca deixe o campo “Summary” em branco.
Coloque-se no lugar do entrevistador: no momento em que ele lê seu headline matador, ele busca mais detalhes no seu “Summary” e… nada. Você se queima na primeira impressão e sai atrás na corrida pela melhor vaga.
Antes de escrever algo, pense em:
- Quem você quer atingir com o seu Summary? Quem é a sua audiência?
- O que você quer que a sua audiência faça ou saiba sobre você após ler seu “Summary”?
- Como você quer que eles se sintam após ler seu texto?
Somente após saber exatamente que informação você quer passar, você deve começar a escrever seu “Summary”. Ok? Utilize sabiamente os 2000 caracteres a que você tem direito.
Dica 2: Reúna seu melhor conteúdo
Crie uma lista de todas as realizações mais importantes da sua carreira. Após isso, crie frases que criarão mais valor ainda para tudo o que você listou. Por exemplo: Para a realização “aumento de vendas, 50%”, você pode escrever algo do tipo “Na empresa XYZ, proporcionei aumento de 50% nas vendas do produto ABC utilizando o conceito de parceria e abertura de novos mercados não explorados”. Uaaaaau.
Coloque também seus valores pessoais e suas paixões. Articule-os, mesclando a obtenção dos seus resultados profissionais ao que te relaxa e o que te faz bem. Por exemplo (otimismo, proatividade, responsabilidade, honestidade, meditação, etc…).
Descreva seus superpoderes. Dizer claramente o que você faz de melhor do que os outros pode te colocar na frente se a vaga que você busca precisa de alguém com o perfil igual ao seu.
Números. Nada melhor para comprovar informações do que os números. Liste suas realizações e seus superpoderes e, se possível, prove-os. Coloque links, gráficos, etc. Isso melhora muito a qualidade da informação disponível.
Liste seus maiores sucessos. Esta listagem mostrará que você não veio a este mundo para brincadeiras. Reforce-os com números, comprovando que os seus sucessos podem ser os sucessos da empresa que quer novos funcionários.
Dica 3: Junte tudo e coloque no papel
Antes de escrever o seu “Summary”, decida de você quer escrevê-lo na primeira ou terceira pessoa. Ambas as formas são aceitas sem problemas.
Comece detonando. Faça com que os entrevistadores queiram saber mais sobre você. Por exemplo, você pode colocar na primeira linha algo que não ocupe muito espaço dos seus 2000 caracteres e que desperte a curiosidade, como “Altamente focado. Resultados expressivos. Incansavelmente motivado.”.
Em seguida, preencha os detalhes, tecendo elementos dos vários itens que você descreveu no item 2 acima. Crie uma narrativa convincente e poderosa. Misture o conteúdo que você listou para criar uma história envolvente e que mostra como você pode ser uma pessoa de alta performance e que traz resultados para as empresas que trabalhou.
Após narrar tudo, feche o texto com o que chamamos de CTA (call to action): diga à sua audiência o que você quer que elas façam. Por exemplo: “Os desafios fazem parte do nosso dia a dia. Fazer parte de uma empresa desafiadora me motiva e me faz acreditar a entregar meu máximo desempenho sempre.”. Venda-se sem se vender. 🙂
MULTIMIDIA
Como o LinkedIn permite a inserção de vídeos, imagens e documentos ao seu “Summary”, coloque-os para, conforme dito, afirmar e comprovar as informações que você disponibilizou.
Seja diferente e melhor que a concorrência. Devemos ser os protagonistas das nossas próprias carreiras.
Até a próxima semana com uma nova dica!