Já não bastasse a correria, o stress, o trânsito, as responsabilidades e tarefas do dia a dia, ainda temos que lidar com o mau humor de outras pessoas no ambiente de trabalho. Situação complicada. Todos passamos por isso, certo?
Acordamos cedo, fazemos tudo do jeito certo. Estamos de bom humor. Começamos a trabalhar e, logo depois, lá vem a nuvem escura andando no corredor do escritório. Você tenta ser gentil e solta um animado “bom dia!!”. A cara fechada já desanda nosso bom humor. Isso quando o mau humorado não é nosso chefe. Alguns chefes parecem fazer questão de compartilhar seu mau humor com todos e, além de tudo, fazem questão de que ninguém fique alegre perto deles.
Este estado de espírito parece contagioso. Reparem. Uma pessoa mal humorada no departamento contamina as demais. As que se contaminaram primeiro, passam para terceiros. É um efeito viral que, no final das contas, acaba estragando a rotina de todos. É como se não houvesse escapatória. Você estava bem humorado, porém, após algumas horas, tudo se tornou azedo, cinza e frio. É… você foi contaminado.
Felizmente existem maneiras de escapar disso tudo e não ser pego por essa onda. É tudo uma questão de posicionamento. No começo é difícil. Vai parecer que é perseguição, mas não é. A tendência natural é que qualquer coisa que saia fora da rotina seja redirecionada a ela. Porém, seja forte na sua convicção de não ser mais afetado pelo mau humor alheio e siga em frente.
Se você quer sair deste ciclo que afeta até nossa saúde, seguem aqui 7 dicas simples, mas que precisam ser levadas a sério e, também, precisam de disciplina da sua parte para que funcionem:
- Não se contamine: Certa vez um grande amigo e excelente gerente de projetos me disse isso. É difícil não se contaminar pelo mau humor dos outros. Porém, tenha consciência de que a outra pessoa pode estar passando por algum momento de crise em sua vida pessoal ou profissional, ou mesmo não faz o que gosta no trabalho (ela provavelmente precisaria de um Coaching ou uma Terapia). Ela pode não saber lidar com as situações e está descontando em todos a sua própria raiva. Deixe que ela mesma crie e alimente seus próprios monstros. Não se contamine.
- Nunca perca a educação: Rebater algo rude que chegou em você com má educação é o começo do contágio. Já sofri com isso. E você? Então, respire e seja educado sempre. Fale baixo e não se exalte. Conte até 10 e responda com calma. As vezes uma resposta educada é o que o mau humorado do seu trabalho menos espera. Sua resposta pode ser o início da melhora do seu humor (e do dele).
- Respire: Assim como no item anterior, a dica é: respiiiiire. Não exploda imediatamente. Apesar de isso ser muito difícil em algumas situações, faça uma força. Se possível, afaste-se da situação e responda posteriormente, já com a cuca fresca.
- Sorria: Plante bons fluidos. Além da educação, um rosto alegre pode mudar a forma pela qual alguém vai ou não te tratar. Seja referência em educação e bom humor. Pela lei da atração, os pensamentos das pessoas ditam a realidade das suas vidas. Então, porque pensar coisas ruins?
- Afaste-se: Se alguém te incomoda, afaste-se. Não é possível? Diminua o contato. É engraçado, mas uma vez que você muda sua forma de pensar, as pessoas que pensam diferente de você acabam se distanciando naturalmente. Isso não quer dizer que vocês não serão mais amigos. Isso quer dizer que vocês estão em sintonias diferentes, mas ainda são amigos.
- Medite: As vezes não há como fugir. Então, medite um pouco. Encontre um tempo (5 minutos) e faça a meditação. Isso trará calma ao seu corpo e você passará a enxergar as situações de uma outra forma.
- Releve: Como dito no item 1, o monstro não é seu. Então, porque levá-lo para casa também? Deixe que a pessoa viva com seus próprios problemas. Ela já sofre demais com isso. Uma briga a mais para ela só vai aumentar seu fardo. Você não precisa participar disso. Releve. Deixe-a ir embora e ser feliz da forma que ela acha que deve ser.
Saia desse atoleiro por si próprio. Todos temos os recursos para mudar nossas próprias vidas. Não se contamine e siga em frente.
Rodrigo, eu acrescentaria mais uma: se nada disso der certo, troque o CHEFE por um LÍDER.
Hehehe. Apoiado. O duro é que nem todo chefe quer trabalhar para ser líder. A rotina é mais forte, ou o poder enche os olhos e esvazia a cabeça.
[…] Não existe tema mais atual que este. O dólar batendo incríveis R$ 4,21 mostra que realmente existe uma crise política no Brasil que, desta forma, criou a crise do Brasil. Todos acabamos afetados e este mau humor generalizado acaba nos afetando. (nota: já falamos sobre isso no artigo “O outro lado: 7 dicas para não se contaminar com o mau humor dos outros”. Leia-o aqui.). […]
[…] artigo “7 dicas para não se contaminar com o mau humor dos outros”, eu falo exatamente disso. Dê uma lida […]