Imagine uma situação de stress que você tenha passado recentemente. Uma só. Não consegue? Imagine-se então no papel de um vendedor. Sua meta trimestral deve ser batida, pois, caso contrário você corre sério risco de perder o emprego. Imagine, então, que você não atendeu um telefonema de um cliente chave e seu chefe, insistentemente, tenta entrar em contato e você evita atendê-lo. Você está no trânsito (parado), com calor, encaminhando-se à reunião de metas com a chefia, quase perdendo o emprego, tentanto ligar para o cliente (para fechar seu negócio) que agora não o atende e recebendo chamadas insistentes de seu chefe. Ufa! Mantenha a calma se puder.
Estas situações ocorrem diariamente, em maior ou menor grau com todos, em diversas funções e cargos possíveis. Dos operacionais aos de alta gestão. É uma situação que nos une.
Manter a calma e o foco nestes momentos é crucial para obter sucesso e manter a sua saúde pessoal e profissional em dia. É complicado, mas seguem algumas dicas que irão ajudar-lhe:
Dica #1: A Síndrome do Peru Bêbado
Sob pressão, pare e respire. Se preciso, feche os olhos. Respire. Acalme-se, por mais crítica que seja a situação. A diferença entre quem resolve problemas e quem só atrapalha está no autocontrole. Você já viu alguém que realmente resolve problemas estar nervoso e perdido durante a situação emergencial?
Podem ocorrer casos onde a maioria das pessoas partem em disparada, como se fossem uma manada de touros ensandecidos. Não faça isso. A influência das massas é maléfica para o raciocínio e a perda da razão.
Sente-se, acalme-se, respire, raciocine e atue. Mantenha o foco na resolução dos problemas e na sua cadeia de solução.
Dica #2: Foco
Apesar da carteirada, o foco na resolução do problema foi mantido e a solução encontrada rapidamente. A calma foi mantida, as audioconferências seguidas e a solução atingida no menor tempo possível. Sucesso. Consultores inteligentes. Diretores perus.
Manter o foco é uma arte. Como Morgan Freeman disse no filme “Seven: 7 pecados capitais”: “Precisamos nos livrar das emoções”. Em meio à crise, as emoções afloram e tudo parece prioridade. Porém, trace um plano e mantenha o foco nele, pois ele é a sua tábua de salvação.
Dica #3: Seja responsável
Nunca mova-se apenas para mostrar comprometimento. Já presenciei situações assim que terminaram mal. Alguns profissionais gostam de aparecer apenas em momentos de crise. Eles creem que isso é marketing pessoal. Eles podem até estar corretos, desde que o façam corretamente. Para saber mais sobre como fazer seu marketing pessoal da forma correta, leia o artigo “6 maneiras de fazer seu marketing pessoal de forma elegante e eficiente“.
Dica #4: Seja você mesmo
Aproveite a chance para experimentações: Teste-se quanto à manutenção do seu foco e, também, quanto à aplicação dos seus conhecimentos. As crises, apesar do stress, são situações ótimas para o aprendizado. Veja-as como benéficas ao seu desenvolvimento, uma vez que correr delas é impossível.
Independente do seu cargo, controle-se. Siga estas dicas simples e treine a si mesmo. Mantenha o foco e desenvolva sua carreira da melhor forma possível.
Parabéns. Muito bom seus comentários / dicas.
[…] artigo e veja como melhorá-lo em 6 dicas simples. Ou ainda se você está sob pressão, acalme-se. Aqui você terá tudo o que precisa saber para sair dessa situação com qualidade de […]