Agora é a vez do tão falado marketing pessoal.
Uma das coisas mais importantes que você pode fazer pela evolução saudável da sua carreira é fazer com que o seus chefes saibam quando você obteve sucesso em alguma atividade. Infelizmente, para muitos dos profissionais de TI (tímidos e introvertidos por natureza), essa é uma das tarefas mais complexas e difíceis de serem executadas com sucesso. Aposto que a maioria prefere configurar milhares de ambientes complexos de missão crítica ou desenvolver milhares de linhas de código do que fazer seu marketing pessoal. Afinal, você prefere um trabalho bem feito do que ter que ficar atrás do seu chefe mendigando atenção e ainda por cima ter a chance de ser chamado de puxa-saco.
É… as razões são muitas, desde que você veja o marketing pessoal da forma errada (como nos exemplos acima). Falar de nossas conquistas pode fazer com que pareçamos narcisistas, egoístas e orgulhosos. Porém, se fizermos isso com o pensamento correto e, importante, da forma correta, o marketing pessoal é uma ferramenta poderosíssima para nosso crescimento profissional. Aprendi isso a duras custas e depois de ficar congelado no pensamento do estereótipo de puxa-saquismo e egoísmo que eu poderia passar. Hoje, estou curado. E você pode se curar também.
Confira as seis regras abaixo e comece a treinar. Assim como a sua capacidade técnica e sua expertise no trabalho, você só conseguirá ser bom no marketing pessoal se treinar. Afinal, você só chegou onde chegou treinando e fazendo suas atividades, repetidamente, todos os dia.
Vamos às regras:
1 – Perceba o que é importante para a missão, não apenas para você
Por mais importante que seja o seu trabalho, você não é o único responsável pelo seu sucesso. Como seres gregários, vivemos em comunidade e trabalhamos em equipe.
Você concorda que é impossível para o seu chefe saber tudo o que você faz diariamente? Como, então, você quer que ele adivinhe que você teve sucesso no seu trabalho? Ou que você criou uma solução que simplifica muito o trabalho e todos?
Você pode estar pensando: “Claro. Sei que ele não tem como saber o que eu estou fazendo. Mas é certo que se eu errar feio ele virá atrás de mim. Já se eu acertar, alguém vai aparecer no meu lugar.”.
Concordo com você. Racionalize: O seu erro traz algo de ruim para a equipe. Quem manda na equipe? Seu chefe. Ao ser cobrado pelo erro, ele será atingido e vai querer saber o porque e quem foi o culpado. Como ninguém aparece para levar a culpa por você, seu chefe acaba chegando até a sua mesa mais cedo ou mais tarde.
Agora pense da forma contrária (em caso de sucesso): Você fez e aconteceu (junto com a equipe) e, como sempre, ficou na sua mesa porque não gosta de exposição (é compreensível, dada a sua timidez e também porque você acha que não quer levar o crédito sozinho pelo feito). O resultado bom, da mesma forma, vai impactar positivamente a equipe e o chefe vai ganhar elogios. Ele vai querer saber quem foi a pessoa competente responsável pelo sucesso. Como você fica só na sua mesa, alguém toma o seu lugar no pódio do chefe e recebe o prêmio (reconhecimento) que deveria ser seu. Acompanhou? O sucesso da sua atividade ajudou a equipe. Todos foram elogiados mas quem mais trabalhou e merece o elogio (você) não o recebeu. Por culpa sua mesmo.
É por isso que tem gente que não faz nada e recebe os créditos. Ou seja, o responsável pelo alto número de incompetentes que levam o crédito pelos seus sucessos são as suas próprias atitudes. Enquanto você não se mexer, não terá o direito de reclamar por não ter levado os créditos.
Faça a sua parte. Leve a equipe para frente e receba os créditos por isso. Foco na equipe e não somente em você. Saiba mostrar seus sucessos da forma correta, no tempo correto e para as pessoas corretas. Foco na missão e nos entregáveis.
2 – Evite despejar sua lista de realizações passadas
Conforme discutido no item 1 acima, você tem que saber mostrar seus resultados. Porém, não é bom montar uma lista com um monte de metas cumpridas e chegar até a mesa do chefe e começar a listá-las uma a uma. Isso não vai te levar a lugar algum.
O ideal é relacionar suas conquistas e sucessos aos projetos mais críticos que seu chefe está envolvido. Seja esperto e inteligente. Mostre para seu chefe como a equipe (note a noção de grupo) caminhou após sua contribuição. Diga que está feliz porque sua atividade ajudou a economizar tempo, dinheiro, stress, etc.
Aprenda a mostrar sua capacidade da forma correta. Relacione as coisas mostrando que você gera soluções que fazem com que todos rendam mais. Relacione isso aos temas mais importantes para o seu departamento.
3 – Treine sua auto-promoção por meio do agradecimento
Aprenda a agradecer aos outros pelas conquistas que você conseguiu. Creio que você está pensando: “Como assim? Tá doido?”. Vamos lá: os projetos complexos chegam até você porque você é competente, certo? Alguém com nível gerencial acima de você sabe disso e te coloca na equipe que vai lidar com estes projetos.
Pois bem. Após terminar suas atividades e gerar resultados, vá até essa pessoa (seu coordenador, gerente ou diretor) e agradeça pelo desafio. Não utilize clichês dizendo “obrigado pela chance” ou “obrigado pela oportunidade”. Procure algo mais informal, em nível de bate papo, como: “Gosto de desafios e esse projeto foi bom. Complexo e exigente. Obrigado por me colocar nessa equipe de trabalho.”. Notou a diferença? Aposto que nos próximos projetos seus gestores lembrarão de você.
É certo que, agora, veio em sua cabeça o seguinte pensamento: “Claro. Somente se lembrarão de mim em caso de problemas ou de projetos que ninguém dá conta. Serão só problemas.”. Eu respondo: Ufa! Ainda bem. Imagine se seu chefe soubesse que não pode contar com você. Sua cabeça seria a próxima no corte de funcionários. Não seja cínico consigo mesmo.
4 – Pense no “nós” não no “eu”
Fale como jogador de futebol (mas sem os erros de português). Diga: “A equipe conseguiu…”, “fomos melhores…”, “Tivemos sucesso…”. Esqueça a primeira pessoa do singular: “Eu fiz…”, “Eu gerei a solução…”.
Você não é uma estrela solitária. Seu trabalho é sempre em equipe. Nunca se esqueça disso.
5 – Tenha bom humor
Tenha sempre bom humor. Seja sempre uma pessoa agradável.
Olhe para o seu lado e perceba. Quem sempre está sozinho na mesa? Quem nunca é chamado para almoçar? É certo que são os mau humorados ou aquelas pessoas que sempre reclamam de tudo.
Você acha que estas pessoas terão alguma chance contra alguém com a mesma capacidade e que é bem relacionado, é uma companhia agradável e sempre está de bom humor? Não.
É claro que todos temos nossos dias nublados. É natural. Desde que eles sejam as exceções e não a regra. Mal humor só atrapalha o marketing pessoal.
6 – Tente ver a si mesmo pelos olhos dos outros
Olhe para si mesmo. Você faz algum dos cinco itens acima da forma correta? Olhe para si mesmo pelos olhos dos outros. Como você se vê?
Esse pode ser um meio de descobrir se você está no caminho certo do marketing pessoal.
Por fim, veja a auto-promoção como uma ferramenta para o desenvolvimento da sua carreira. A maioria absoluta das pessoas não gosta de se auto promover. Porém, com o enfoque certo, todos podemos fazer a nossa própria propaganda da forma correta.
Seja esperto. Utilize sua capacidade ao seu favor.
6 maneiras de fazer seu marketing pessoal de forma elegante e… http://t.co/Od4gjJVE80