A vida corporativa é realmente complicada. São responsabilidades, reuniões, atividades e todo tipo de coisas que nos levam para frente e, ao mesmo tempo, nos exigem demais. A pressão é cada vez maior por resultados, trabalho em equipe, sucesso, dinheiro, etc.
Alguns de nós parecem se sentir muito confortáveis nesse jogo, enquanto outros, por outro lado, parecem não se sentir tão bem assim. Estas pessoas, dado este sentimento de pressão exagerada, acabam se refugiando em si mesmas para tentar justificar algo que, do ponto de vista do trabalho onde estão inseridas, pode ser considerado normal. Estas pessoas utilizam desculpas que podem arruinar suas carreiras e a referência que o mercado tem delas como bons profissionais.
As desculpas são perigosas. Elas devem ser usadas em situações onde necessárias. Quem muito se desculpa é visto como uma pessoa que muito erra. Confira abaixo se você usa algumas das desculpas abaixo. Se sim, cuidado. É hora de repensar algumas coisas.
- A empresa onde trabalho é ruim: Geralmente a primeira a levar a culpa é a empresa. É como diz o ditado: a grama do vizinho é sempre mais verde. Ou seja, as outras empresas são sempre melhores do que onde você trabalha. Realmente o meio, a cultura e as pessoas do lugar onde trabalhamos influenciam demais a empresa como um todo, porém, analise friamente (sem emoção) o seu local de trabalho e veja se realmente ele é aquilo que você pensa que ele é.
- A concorrência dentro do trabalho é dura demais: A concorrência saudável é propulsora da boa mudança. A concorrência desleal atrapalha o desempenho. Nenhum lugar no mundo possui apenas concorrência saudável. Por sorte, nenhum, também, possui apenas concorrência desleal. Procure seu nicho de trabalho dentro da empresa. Tenho certeza que existem lugares onde você pode trabalhar melhor.
- Não fui feito para realizar isso: Essa desculpa quebra qualquer desenvolvimento de atividade. Falando isso, além de se diminuir, você estará passando para a empresa que ali você não trará os resultados esperados. Se seu chefe ouvir isso, o que ele faria? (O que você faria se fosse chefe de alguém que usa isso como desculpa?)
- Todos pegam só no meu pé: Sim. Todos pegam. E continuarão pegando. E sempre. Empresas funcionam assim. Cobranças são naturais. Caso você não esteja confortável com algo que esteja passando na sua empresa, relate isso ao seu superior. Ele te ajudará a resolver a questão. E se for o superior que pega no seu pé? Simples. Tenha uma conversa amistosa e sincera com ele. Diga que não está satisfeito com o andamento das coisas e que seu rendimento máximo se dá de outra forma.
É comum nos acomodarmos em uma zona de conforto onde não desejamos ser importunados. Ao sermos importunados, usamos desculpas para justificar nossas atitudes e sentimentos. Porém, uma reflexão é sempre válida nestes momentos: Eu estou fazendo a coisa certa?
Coloque-se em movimento.
Tomar a iniciativa das coisas pode te ajudar a enxergar coisas que hoje, do seu ponto de vista, você não consegue ver. Isso melhorará tanto seu humor quanto o rendimento do seu trabalho. É um círculo virtuoso que deve ser mantido funcionando sempre. Pense nisso.
A mudança está em você e não na empresa ou nos colegas ou no chefe. As vezes podemos precisar de orientação especializada para sair do buraco. Esta orientação pode passar por um coach, uma terapia breve ou sessões com um psicólogo. A grande jogada é saber que nada cairá do céu (a não ser que você seja um peixe e more em um aquário.). Agora pare de reclamar, avalie-se e siga em frente.