O nosso dia-a-dia básico: tarefas, reuniões, compromissos, e-mails, telefonemas, celulares, cronogramas, planejamentos, planilhas, documentos, agendas, tarefas, mais e-mails, mais compromissos. Ufa… realmente estamos sem tempo.
Existem alguns de nós que, além de também estarem sem tempo, sofrem de um problema grave: Eles não sabem dizer ‘não’ para ninguém. Conheço alguns. São pessoas ótimas, bons trabalhadores, de confiança e estáveis.
A maioria destes, com um tipo de Eneagrama de Personalidade do tipo 9: O Mediador. Estes, como o próprio nome diz, evitam conflitos. Preservam a paz. Muitas vezes às custas de seu próprio esforço. Para manter a paz no ambiente, estas pessoas se acostumaram a não dizer ‘não’ para ninguém. Assim, elas se sobrecarregam tanto que, por vezes, acabam ficando seriamente doentes ou suas vidas pessoais viram um completo caos. (Falaremos sobre o Eneagrama com mais detalhes em outro post, aguarde).
Saber falar ‘não’ é extremamente importante para todos nós. Além de, desta forma, balancear nossas atividades e entregáveis, bem como, deixar a responsabilidade sobre as coisas com quem é de direito. Devemos sim aprender como falar ‘não’. Com moderação, claro. Sabemos que o mundo de TI é corrido para todos e que oportunistas existem nos mais diversos ambientes. Todos ávidos por uma pessoa que não saiba falar ‘não’ para, além de poder cobrar na sequencia, entregar algo como fosse ele que tivesse feito, mas sem fazer. Todo cuidado é pouco.
Segundo Marla Tabaka, para você aprender a dizer ‘não’, existem três coisas que todos devemos saber para que a nossa vida seja mais fácil:
1 – Não responda imediatamente
Quando for perguntado sobre algo que não é algo que está em seu foco de ação, simplesmente diga à pessoa que você responderá posteriormente. Após isso, analise o pedido cuidadosamente e os prós e contras de dizer o ‘sim’. Se a atividade puder ser realizada, faça. Caso contrário, diga não.
2 – Considere soluções criativas
Algumas vezes nós dizemos ‘sim’ somente pelo prazer de ajudar (desde que isso caiba no nosso orçamento de tempo). Dizer ‘não’, não quer dizer que você não gosta de ajudar outras pessoas. Isso quer dizer que, simplesmente, temos outras prioridades e prazos de entregas.
Caso alguém te peça algo e você não tem tempo, porém não quer dizer um ‘não’, diga sim, mas negocie a entrega. As vezes, uma entrega parcial já resolve muito do que foi pedido. Dizendo o ‘sim’ você também tem a chance de colocar a cabeça para funcionar e, usando a criatividade, gerar uma resposta inesperada e até melhor do que o que foi pedido. Ponto para você!
3 – Seja simples: Nunca explique demais o ‘não’
Explicar sucintamente o porque um ‘não’ foi dado é melhor. Normalmente as pessoas entendem e vão embora. Explicar demais pode fazer com que a outra parte (pessoa que pediu a ajuda) tente contra argumentar. Neste momento uma conversa desnecessária a respeito do seu ‘não’ pode surgir e tomar o seu tempo (que já é curto). Então, simplifique.
Além dos pontos acima, não podemos analisar a questão friamente. Todos temos amigos. Se um amigo pedir, o ‘sim’ pode requisitar um esforço a mais em nome da amizade, porém, caso o pedido exija demais, a amizade também contará no momento do ‘não’ e da justificativa (que deve ser honesta, verdadeira e direta).
Caso alguém que você não conheça te paça algo, não negue a ajuda. Já fiquei preso na má vontade de uma pessoa por 2 semanas (e o trabalho demandava, sim, 2 cliques e um download de uma planilha em Excel). Para esta situação, em um primeiro momento, faça um esforço para ajudar o necessitado. Porém, que não se repita. O mundo de TI é cheio de pessoas, digamos, folgadas.
Treino é treino, jogo é jogo. Após ler este post, reflita. Relembre alguma situação onde você aceitou realizar algo e, literalmente, se atolou de trabalho. Relembre também, se ocorreu, um ‘não’ salvador das suas atividades. Pondere. Argumentar com a verdade é sempre melhor do que tentar abraçar o mundo de uma única vez.
Foco, força e fé!
[…] se você não sabe dizer ‘não’ no trabalho (para saber mais, leia nosso artigo “Aprenda a dizer ‘não’ no trabalho”). Se você se interessou pelo tema e gostaria de conhecer essas 7 maneiras de melhorar o balanço […]